Seguidores

terça-feira, 8 de março de 2011

Como vai a Educação Cristã na sua Igreja?

A educação secular trabalha atualmente com a idéia do Projeto Político Pedagógico. Toda escola parte do direcionamento nacional e chega à realidade e necessidade local para apresentar sua proposta elaborada por um grupo que inclui indivíduos da comunidade, alunos, pais e agentes da escola.

O objetivo é que o colégio trabalhe não só para atender ao currículo nacional, mas para que seja instrumento pertinente e permanente de mudança na comunidade onde está. Todo o trabalho educativo, então, é baseado nesse projeto.

Se a idéia é boa e atual, por que as igrejas também não se preparam para atender sua clientela (seus membros) da melhor maneira? A igreja é palco precioso para o trabalho da educação. Tudo "respira" processo educativo.

Alguns enxergam para a igreja somente o papel da adoração e do louvor, outros somente o da evangelização, ou mesmo somente o da pregação. Tudo isso é parte do papel da igreja, e a educação cristã tem o papel de organizar, orientar e planejar o alcance do crescimento de cada membro, as conseqüências para o alcance dos objetivos deixados por Deus para Sua igreja. O trabalho realizado por cada indivíduo dentro do Corpo (Igreja) poderá, assim, produzir o melhor alcance.

Jesus é o maior exemplo de Mestre que se conhece. O Seu trabalho educativo é explícito na Bíblia. Por diversos momentos Ele se sentava e ENSINAVA às pessoas. Era chamado de MESTRE por seus discípulos. O nome discípulo significa, entre outras coisas, ALUNO. Jesus se utilizou de diversos métodos pedagógicos durante Seu ministério, entre eles o que mais gostava: o das PARÁBOLAS. Utilizando-se de histórias, ensinava as verdades preciosas de Deus de uma maneira muito próxima da realidade de quem O ouvia.

O grande momento da educação cristã deu-se com Cristo.  A aplicação na Sua Igreja é ato natural. Mas muitas igrejas hoje traçam seu início de caminhada pelo fim. Elas estão muito preocupadas na “louvação” e na satisfação do cristão com promessas descabidas de que Deus fará o que determinarmos. Assim, buscar o próprio Senhor, realizar Sua vontade, obedecê-lO mesmo acima da nossa limitada vontade, passa a ser segundo plano . O início de tudo precisa ser Deus, chegando, então, a um louvor puro, uma adoração segundo o coração do Salvador. Falar da fé como instrumento de realizações parece natural se confrontarmos o texto bíblico da “fé do tamanho de um grão de mostarda”, mas usar isso como determinação, é fazer de Deus pouco mais do que o ser humano.

A igreja do Senhor Jesus precisa voltar-se ao cuidado de seus membros. O cristão que deseja fazer a vontade de Deus precisa crescer, amadurecer. Não é possível permanecer apenas na fase do aleitamento espiritual. O cuidado prestado pelo Corpo de Cristo a cada membro individualmente resulta no crescimento do corpo todo. Crescendo o Corpo, a vontade do seu Senhor se cumpre com plenitude. Aí, com certeza, nossa fé será contemplada pois nossa oração estará dentro da vontade de Deus.

O principal papel da Educação Cristã é proporcionar as condições, o ambiente necessário para que esse amadurecimento aconteça na ação do Espírito Santo. O papel prático disso é uma Igreja mais forte e mais sadia. 

O investimento no indivíduo para que se assemelhe cada vez mais a Cristo é que faz com que o Corpo todo cumpra o Ide deixado por Jesus: “19 Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os* a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28).

A revista O Educador, da editora Juerp, 1T2011 traz uma proposta para o trabalho da Educação cristã. É uma visão mais atual, mas coerente com a realidade atual. Mas antes de seu estudo e aplicação, as igrejas precisam discutir a respeito do que acreditam ser o papel da Educação Cristã segundo a Palavra de Deus. O Ministério de Educação Cristã não existe para apenas coordenar a Escola Dominical ou outro departamento de ensino. Não há qualquer tom de diminuição quando cito a EBD, apenas que o trabalho da Educação Cristã, que o seu alcance é muito mais amplo. 

Nos próximos artigos sobre o assunto neste blog, serão apresentadas as idéias sobre o Projeto Pedagógico para a igreja local.

*Destaque feito pela autora
Diane P. Scarabelli Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário