Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PLANO EDUCACIONAL BATISTA PARA AS IGREJAS - PE-CBB - Parte 4

 
Visão panorâmica do PE-CBB

1. Extensão e abrangência do PE-CBB

1.1.O PE-CBB, em termos pedagógicos e operacionais, será flexível e adaptável ao diversificado ambiente cultural, eclesiástico e social brasileiro;
1.2. O PE-CBB abrangerá o atendimento de toda área educacional da igreja local, por isso deve ser global e integrado.
1.3.O PE-CBB, portanto, associará o ensino bíblico, missionário, capacitação etc.
1.4.O PE-CBB oferecerá oportunidades e alternativas para o envolvimento entre o professor e o aluno num ambiente de discipulado cristão, portanto, deverá prever atividades extraclasse.
1.5.O PE-CBB contemplará o atendimento ao recrutamento e formação continuada de docentes e líderes, oferecendo às igrejas programas e literatura para essa capacitação.
1.6.A CBB desenvolverá eventos regionais, em parcerias com os organismos batistas regionais, de capacitação continuada na área de educação.
1.7.O PE-CBB incentivará a criação e manutenção de bibliotecas nas igrejas, oferecendo sugestões para sua administração.
1.8.O PE-CBB incluirá sugestões práticas para a construção de edifícios de educação religiosa dentro de padrões ideais para uma educação efetiva.

2. Currículo

2.1.O currículo de cada organização denominacional, a ser disponibilizado às igrejas locais, deve ser elaborado num ambiente de parceria entre as organizações da CBB envolvidas, de modo a haver coesão no ensino oferecido pelas organizações, evitando-se a redundância de conteúdo e atividades;
2.2.O conteúdo deste currículo privilegiará, de forma transversal, os verbos indicativos da educação integral – SER, SENTIR, CONVIVER, SABER/REFLETIR e FAZER.
2.3.O currículo global, ao ser integrado entre as organizações, seguirá ciclos de oferta de modo a atender adequada formação dos alunos no conhecimento da Bíblia, da doutrina, da ética, de missões etc.

3. Quanto à capacitação

3.1- O PE-CBB contemplará a formação continuada de líderes para a igreja local, inclusive de pessoal docente e gestor da educação na igreja, fornecendo para isso tanto um programa quanto literatura necessária a partir das recentes abordagens, seja no campo educacional, seja na liderança, sempre dentro de uma visão bíblica.
3.2 - O PE-CBB incluirá encontros regionais periódicos para atualização pedagógica, despertamento e conscientização no campo educacional.
3.3 - O PE-CBB recomendará o envolvimento inter-áreas denominacionais abrangendo a educação religiosa e a educação teológica de modo a haver sincronia entre o que é ensinado nas instituições de ensino teológico e a prática da educação religiosa nas igrejas locais. Fazendo isso, espera-se que a capacitação de obreiros para as igrejas locais venha a contribuir para a integração adequada da área educacional na igreja.
3.4 - O PE-CBB incluirá campanha nacional de incentivo e orientação às igrejas para constituírem bibliotecas com acervo abrangendo especialmente a área de conhecimento bíblico, teológico, missionário e afins.

4. Quanto ao material literário e didático (conteúdo)

4.1 - A produção do material de conteúdo, hoje realizada pela JUERP, será transferida para a Editora Convicção.
4.2 - A CBB oferecerá às igrejas locais literatura de elevado nível de conteúdo e projeto gráfico.
4.3 - O material literário a ser previsto no PE-CBB será produzido de modo a atender os valores cristãos e objetivos educacionais, mas também atender as demandas e necessidades locais das igrejas batistas no Brasil.
4.4 - O PE-CBB indica às diversas organizações produtoras de literatura para as igrejas que abram espaço no material produzido periodicamente para a inserção de informações da vida denominacional.
4.5 - A produção da literatura deverá ser sem data, de modo a criar alternativas contínuas de seu uso.

5. Quanto à operacionalização destas diretrizes:

a operacionalização do PE-CBB será feita pelo Departamento de Educação Religiosa (DER) da CBB sob a orientação do Diretor Executivo da CBB.

batistas.com/edu_religiosa/PlanoDiretor_Versao 3.1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário